quarta-feira, 2 de setembro de 2015

RESUMO - Alfabetização: método sociolinguístico (CAPÍTULO 4)

Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Correa Mendonça são os autores de vários livros que envolvem a temática alfabetização, dentre eles, “Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire”. Esse livro contêm exemplos práticos e concepções de proposta de alfabetização fundamentadas na Linguística, Sociolinguística e na Psicolinguística.




          A parte que aqui será resumida, é o capítulo quatro do livro supracitado, de título: “Como implementar o método sociolinguístico de alfabetização: consciência social, silábica e alfabética”. Esse trecho apresenta algumas sugestões para a prática do alfabetizador, no que diz respeito a implementação do método sociolinguístico. Para isso, os autores dividiram o capítulo em seis partes: “Sugestões preliminares para a prática de alfabetização”, “Orientações para implementar o método sociolinguístico de alfabetização através da palavra geradora”, Roteiro para desenvolver a palavra geradora: passos (1º, 2º, 3º, 4º) do método Paulo Freire associados a atividades didáticas dos níveis pré-silábicos (I), silábico (II) e alfabético (III) decorrentes da psicogênese da língua escrita”, “Atividades para alfabetização infantil: palavra geradora: ESCOLA”, “Atividades para alfabetização de jovens e adultos: palavra geradora: ESCOLA”, e, “Conclusão”. Na primeira parte, de título “Sugestões preliminares para a prática de alfabetização” os autores trazem algumas dicas na hora de alfabetizar, como: a leitura e a cópia do alfabeto deve ser realizada diariamente e em diferentes ordens; quando os alunos tiverem dominado a correspondência som/letra com todas as letras do alfabeto, deve-se introduzir a letra de imprensa minúscula; dominada pelos alunos a letra de imprensa, o professor poderá ensinar a manuscrita; há crianças às quais o professor precisará dedicar atenção especial, para que descubram que a sílaba é composta geralmente pela união de consoante e vogal; é produtivo que o professor explique e depois questione o aluno, para que ele perceba que é preciso refletir e compreender, para poder responder ao questionamento; entre outras. Na segunda parte, os autores trazem orientações para implementar o método sociolinguístico a partir da palavra geradora. Os autores acreditam que a palavra geradora deve ser escolhida a partir da sua representação para a realidade linguística do educando. O processo de análise e síntese deve ser precedido da “codificação” e “descodificação” da palavra geradora, para que o processo seja motivador, e não mecânico. Após esses dois processos, apresenta-se a palavra geradora escrita e as famílias silábicas da mesma, apresentada fora da ordem tradicional das cartilhas, para que as crianças possam formar novas palavras e copiá-las. Já o quarto passo, é composto basicamente de atividades de nível alfabético: produção de frases, textos, etc. Na parte três do capítulo, os autores apresentam um roteiro para trabalhar a palavra geradora ESCOLA através dos passos de codificação, descodificação, análise e síntese da palavra geradora e fixação da leitura e da escrita. Os autores também apresentam planos de estudos de sequências das famílias silábicas, facilitando a prática a partir desse método. No tópico quatro do capítulo, os autores apresentam atividades para trabalhar na alfabetização de crianças, seguindo o passo a passo do método sociolinguístico. Na parte cinco, os autores trazem atividades para alfabetizar, mas agora na perspectiva de jovens e adultos. Na última parte, intitulada “Conclusão”, os autores fazem um apanhado geral histórico das formas de alfabetizar no Brasil: período das cartilhas, período construtivista, e, nos dias de hoje, o terceiro período que se discute o fracasso da alfabetização. Os autores buscaram, através desse livro, contribuir na reversão do atual fracasso, oferecendo uma releitura do método Paulo Freire.



REFERÊNCIA:

MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Como implementar o método sociolinguístico de alfabetização. In: Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2007. p. 95-146.

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