segunda-feira, 14 de setembro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE JOGO

Essa sequência didática foi feita com o objetivo de criar condições para que a criança aprenda a escrever o seu nome, dando inicio a alfabetização escolar a partir desse aprendizado, que está atrelado também ao reconhecimento de si, noção de identidade e percepção da função social da escrita.


IDADE

- a partir de 4 anos.

COMPETÊNCIAS

* Compreensão da função social da escrita, através do nome;
* Afirmação da identidade através da diferenciação e percepção do nome próprio e o nome dos colegas;



HABILIDADES

- Reconhecer o seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
- Identificar os nomes dos colegas;
- Reconhecer as vogais e as consoantes;
- Copiar seu nome;
- Diferenciar escrita de desenhos.
- Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
- Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.

CONTEÚDO

> Escrita do nome

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA I

Chegada:
- Chamadinha ilustrada relacionando primeira letra do nome a objetos do cotidiano;

            Exemplo: “Olhem crianças, o que é isso? (deixe que respondam) Isso mesmo, uma borboleta!   ‘Bê’ de borboleta.. ‘bê’ de quem aqui? De Beatriz! Muito bem!”

- Construção do Jogo Memória 3D pelos alunos, orientados por mim.
1º Mostrando as fotos que serão coladas no jogo, para que eles reconheçam a si e aos colegas.
2º Mostrando os nomes das crianças escritos em letra bastão que serão colados no jogo, relacionando com outro jogo de letras soltas de madeira, buscando nesse último as letras do seu nome.
3º Montagem do jogo: as crianças usam tinta e pincel para pintar as garrafas pets, já cortadas.

Enquanto o jogo seca...

- Momento de cantar e dançar a cantiga de roda “Se eu fosse um peixinho” colocando o nome de todos os presentes.

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava o(a) __________
Lá do fundo do mar.

- Atividade: completar a música com seu nome e desenhar um peixinho dentro do aquário.

- Aplicação do Jogo da Memória 3D: As crianças irão jogar todas juntas, onde, ao invés de ser jogo da memória, será para elas acharem:
1. A foto e o nome delas mesmas, dentre os outros;
2. A foto e o nome de algum coleguinha, dentre os outros;
3. Momento de descontração, jogarem como quiserem.


Finalizando...

- Apresentação do poema “Nome da gente” de Pedro Bandeira em cartaz, com figuras;
1. Leitura do poema pela professora;
2. Leitura da professora seguida pelos alunos, verso por verso;
3. Conversa sobre o que está escrito no poema;


AVALIAÇÃO

            O aluno será avaliado durante todo o processo, através da observação direta ao envolvimento do mesmo nas atividades propostas e à capacidade deste de se relacionar em grupo, de modo que o resultado dessa observação constituirá um valioso instrumento para os planejamentos posteriores e, consequentemente, para o redirecionamento da prática docente.


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