Essa sequência didática foi feita com o objetivo de criar condições para que a criança aprenda a escrever o seu nome, dando inicio a alfabetização escolar a partir desse aprendizado, que está atrelado também ao reconhecimento de si, noção de identidade e percepção da função social da escrita.
IDADE
- a partir de 4 anos.
COMPETÊNCIAS
* Compreensão da função
social da escrita, através do nome;
* Afirmação da
identidade através da diferenciação e percepção do nome próprio e o nome dos colegas;
HABILIDADES
- Reconhecer o seu nome
escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
- Identificar os nomes
dos colegas;
- Reconhecer as vogais
e as consoantes;
- Copiar seu nome;
- Diferenciar escrita
de desenhos.
- Interessar-se pelas
próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus
conhecimentos do mundo e da cultura;
- Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o
gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.
CONTEÚDO
> Escrita do nome
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA I
Chegada:
- Chamadinha ilustrada
relacionando primeira letra do nome a objetos do cotidiano;
Exemplo:
“Olhem crianças, o que é isso? (deixe que respondam) Isso mesmo, uma borboleta!
‘Bê’ de borboleta.. ‘bê’ de quem aqui?
De Beatriz! Muito bem!”
-
Construção do Jogo Memória 3D pelos alunos, orientados por mim.
1º Mostrando as fotos
que serão coladas no jogo, para que eles reconheçam a si e aos colegas.
2º Mostrando os nomes
das crianças escritos em letra bastão que serão colados no jogo, relacionando
com outro jogo de letras soltas de madeira, buscando nesse último as letras do
seu nome.
3º Montagem do jogo: as
crianças usam tinta e pincel para pintar as garrafas pets, já cortadas.
Enquanto
o jogo seca...
- Momento de cantar e
dançar a cantiga de roda “Se eu fosse um peixinho” colocando o nome de todos os
presentes.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava o(a) __________
Lá do fundo do mar.
- Atividade: completar a música com seu nome e
desenhar um peixinho dentro do aquário.
- Aplicação do Jogo da
Memória 3D: As crianças irão jogar todas juntas, onde, ao invés de ser jogo da
memória, será para elas acharem:
1. A foto e o nome
delas mesmas, dentre os outros;
2. A foto e o nome de
algum coleguinha, dentre os outros;
3. Momento de descontração, jogarem como
quiserem.
Finalizando...
- Apresentação do poema
“Nome da gente” de Pedro Bandeira em cartaz, com figuras;
1. Leitura do poema
pela professora;
2. Leitura da
professora seguida pelos alunos, verso por verso;
3. Conversa sobre o que
está escrito no poema;
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado durante todo o processo, através da
observação direta ao envolvimento do mesmo nas atividades propostas e à
capacidade deste de se relacionar em grupo, de modo que o resultado dessa
observação constituirá um valioso instrumento para os planejamentos posteriores
e, consequentemente, para o redirecionamento da prática docente.
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