segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE JOGO

COMPETÊNCIA:

Analisar a capacidade de interpretação, leitura, escrita e o raciocínio lógico.



HABILIDADES:

- Ampliar a capacidade de memorização;
- Relacionar as letras e os sons da fala;
- Compreender a natureza arbitrária da língua escrita;
- Expressar oralmente suas ideias, experiências, argumentando e defendendo seu ponto de vista.

CONTEÚDOS:

Gênero textual: “jogos”;
> Grafema e fonema.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Ø  Atividade de rotina;
Ø  Apresentar o alfabeto no quadro diferenciando as vogais e as consoantes;
Ø  Apresentar o vídeo “Jogo da memória” (Evandro Veras);
Ø  Após a apresentação do vídeo, será aberta a discussão.

v  Primeiro momento – codificação:

Ø  Vocês conhecem esse gênero textual?
Ø  Vocês já conheciam esse jogo?
Ø  A forma de jogar é a mesma do vídeo?
Ø  Como vocês costumam jogar?



v  Segundo momento - decodificação:

Ø  Realizar a leitura do texto da regra do jogo;
Ø  QUESTIONAMENTOS:
Vocês entenderam o texto lido?
Qual a regra do jogo?
É importante saber a regra do jogo?

v  Terceiro momento – Análise linguística:

Ø  Palavra geradora: “MEMÓRIA”
Ø  Mostrar a palavra inteira aos alunos;
Ø  Ler com os alunos a palavra MEMÓRIA, perguntar quais as consoantes e quais as vogais;
Ø  Mostrar suas partes: ME-MÓ-RI-A.

v  Destacar as famílias silábicas:

ME – MU – MI – MO – MA
 RE - RA – RU – RI - RO
 A – I – E - U – O

Ø  Pedir que os alunos copiem  a família silábica no caderno;
Ø  Dividir a sala em 05 grupos e entregar o envelope com as famílias silábicas;
Ø  Utilizar o dado para determinar a quantidade de cartões que poderá levantar;
Ø  Formando a palavra esse jogador retira os cartões e tem direito a mais uma jogada;
Ø  O jogo termina quando são retirados da mesa todos os cartões de todos os participantes;
Ø  Vence o jogador que consegue o maior número de palavras;
Ø  Pedir aos alunos para construírem um cartaz com as palavras formadas pelos grupos;
Ø  Apresentação dos cartazes;



RECURSOS:

Vídeo;
-  Quadro;
-  Giz;
-  Datashow;
-  Cartolina;
-  Hidrocor.

 AVALIAÇÃO

Observar a participação dos alunos na leitura e na escrita se conseguiu produzir palavras com sentido, interagiram com os colegas no momento do jogo e da apresentação, verificar os avanços e as dificuldades dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário